Iémen Al Jaliah Iémen Al Jaliah

A Emergência da Arte Feminina no Iêmen: O Papel Transformador da Al Yamaniah

Na mídia, as conversas sobre as mulheres iemenitas sempre se concentraram em minimizar sua posição, ignorando o fato de que, apesar das dificuldades enfrentadas pela guerra no Iêmen… elas continuam a se destacar e a contribuir significativamente em diversas áreas, incluindo música, política, ciência e desenvolvimento.

Noha, Fundadora da Al Yamaniah

Leia mais
Cobertura, Redação, Jordânia Al Jaliah Cobertura, Redação, Jordânia Al Jaliah

Os Instrumentos do Nosso Passado: O Brasil na Jordânia

“No dia 02 de junho de 2025, a Al Jaliah esteve na abertura da exposição “Os Instrumentos do Nosso Passado: o Brasil na Jordânia”. Resultado de um trabalho arqueológico de 30 anos no Vale do Zarqa, na Jordânia, a exposição reflete o trabalho de uma equipe multidisciplinar, contando com pesquisadores e colaboração interinstitucional da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista e a Universidade Estadual de Campinas, no Brasil e do Instituto Italiano di Paleontologia Umana, o Musée National d’Histoire Naturelle, o British Geological Survey, o Departmento de Antiquidades da Jordânia e a Universidade da Jordânia”.

Leia mais
Ideias, Português, EUA Al Jaliah Ideias, Português, EUA Al Jaliah

O Comércio Ambulante Feminino: Prática de Resistência de Gênero na Primeira Comunidade Sírio-Estadunidense 

“Todos os periódicos retratavam e desprezavam as mulheres sírias mascates na diáspora coletivamente, e não individualmente. As circunstâncias e preferências que cada uma dessas mulheres enfrentou antes e depois de imigrar para o Novo Mundo foram ignoradas. Além disso, não tivemos acesso às vozes dessas trabalhadoras, que poderiam explicar por que escolheram essa ocupação, como a exerciam ou como sua idade e estado civil influenciavam suas experiências no Novo Mundo. Nas discussões sobre o comércio ambulante feminino presentes nesses periódicos, as mulheres sírias não eram sujeitos capazes de se expressar e se defender, mas sim alvos de críticas e insultos verbais”.

Leia mais
Artigos Acadêmicos, Português, Tunísia Al Jaliah Artigos Acadêmicos, Português, Tunísia Al Jaliah

Solidariedade Locais: Como começaram os Protestos da Primavera Árabe - Parte II

“Os primeiros 10 dias da revolução tunisiana, da autoimolação de Mohamed Bouazizi em 17 de dezembro, até a aparição das primeiras 1000 pessoas em 27 de dezembro em Túnis, envolveram uma série de protestos locais, principalmente na Tunísia centro-sul, em vilas e aldeias próximas a Sidi Bou Zid. Estes protestos locais permaneceram parcamente documentados em comparação aos protestos massivos que ocorreram posteriormente nas cidades costeiras e em Túnis. Ninguém previu que estes protestos locais em SIdi Bou Zid e arredores seriam seguidos por grandes manifestações ao redor do país demandando o fim do regime”.

Leia mais