A Emergência da Arte Feminina no Iêmen: O Papel Transformador da Al Yamaniah
Na mídia, as conversas sobre as mulheres iemenitas sempre se concentraram em minimizar sua posição, ignorando o fato de que, apesar das dificuldades enfrentadas pela guerra no Iêmen… elas continuam a se destacar e a contribuir significativamente em diversas áreas, incluindo música, política, ciência e desenvolvimento.
Noha, Fundadora da Al Yamaniah
Os Instrumentos do Nosso Passado: O Brasil na Jordânia
“No dia 02 de junho de 2025, a Al Jaliah esteve na abertura da exposição “Os Instrumentos do Nosso Passado: o Brasil na Jordânia”. Resultado de um trabalho arqueológico de 30 anos no Vale do Zarqa, na Jordânia, a exposição reflete o trabalho de uma equipe multidisciplinar, contando com pesquisadores e colaboração interinstitucional da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista e a Universidade Estadual de Campinas, no Brasil e do Instituto Italiano di Paleontologia Umana, o Musée National d’Histoire Naturelle, o British Geological Survey, o Departmento de Antiquidades da Jordânia e a Universidade da Jordânia”.
O Comércio Ambulante Feminino: Prática de Resistência de Gênero na Primeira Comunidade Sírio-Estadunidense
“Todos os periódicos retratavam e desprezavam as mulheres sírias mascates na diáspora coletivamente, e não individualmente. As circunstâncias e preferências que cada uma dessas mulheres enfrentou antes e depois de imigrar para o Novo Mundo foram ignoradas. Além disso, não tivemos acesso às vozes dessas trabalhadoras, que poderiam explicar por que escolheram essa ocupação, como a exerciam ou como sua idade e estado civil influenciavam suas experiências no Novo Mundo. Nas discussões sobre o comércio ambulante feminino presentes nesses periódicos, as mulheres sírias não eram sujeitos capazes de se expressar e se defender, mas sim alvos de críticas e insultos verbais”.
Solidariedade Locais: Como começaram os Protestos da Primavera Árabe - Parte II
“Os primeiros 10 dias da revolução tunisiana, da autoimolação de Mohamed Bouazizi em 17 de dezembro, até a aparição das primeiras 1000 pessoas em 27 de dezembro em Túnis, envolveram uma série de protestos locais, principalmente na Tunísia centro-sul, em vilas e aldeias próximas a Sidi Bou Zid. Estes protestos locais permaneceram parcamente documentados em comparação aos protestos massivos que ocorreram posteriormente nas cidades costeiras e em Túnis. Ninguém previu que estes protestos locais em SIdi Bou Zid e arredores seriam seguidos por grandes manifestações ao redor do país demandando o fim do regime”.
من هو نويل روزا؟
لُقّب نويل بـ"شاعر الفيلا" نسبةً إلى حيّ فيلا إيزابيل الذي وُلد فيه، وكان بحق مراسلًا صادقًا لعصره، إذ نقل من خلال أغانيه واقع الحياة اليومية، ليس فقط لمدينة بل لبلد بأكمله